Todo clareamento dentário deve ser realizado sob orientação de um dentista, desde o exame inicial para detecção de cáries, restaurações defeituosas, problemas gengivais e/ou periodontais, até o final do tratamento para avaliação da cor.

Pacientes que se queixam da cor dos seus dentes devem procurar um profissional para um exame minucioso para realizarem um clareamento dentário supervisionado. As restaurações devem estar bem adaptadas e a gengiva saudável.

Através de uma escala de cor profissional, a cor inicial é registrada, assim como toda a evolução do clareamento, até a cor final (após mais ou menos 3 semanas). O gel clareador penetrará no dente, quebrando as moléculas dos pigmentos e liberando-as. Assim, dentro de algumas semanas, os dentes tornam-se mais claros. As restaurações e as coroas em porcelana não sofrem ação do gel clareador. Portanto, após o término do clareamento, aquelas restaurações em resina parecerão escuras frente aos dentes clareados e devem ser trocadas, assim como as coroas em porcelana.

A estrutura dentária não é afetada pelo gel clareador (não há desgaste da superfície dentária).

O paciente deve estar ciente de que dentro de 2 anos mais ou menos haverá a necessidade de um retoque.

Vale ressaltar que a ingestão de líquidos pigmentados (café, mate, açaí, vinho tinto…) não precisa ser interrompida pois não diminui a eficácia do gel clareador.

Autora:
Dra. Patricia Engler Velloso é dentista, especialista em Dentística Restauradora. Atua nas áreas de Estética Dentária e Clínica Geral em seu consultório dentário no centro do Rio de Janeiro.

×

Olá!

Envie sua mensagem para nosso WhatsApp ou entre em contato direto pelo telefone de atendimento (21) 2240-2692.

× Como posso te ajudar?