Dicas para escovação e fio dental.
Após as refeições, realizar escovações com creme dental fluoretado e fio/fita dental.
Evitar bochechar líquidos ácidos (ex. refrigerantes, sucos ácidos), pois esse hábito causa erosão da superfície dentária e, possivelmente, sensibilidade.
Utilize sempre escovas macias e não imprima muita força durante a escovação pois esse hábito pode provocar retrações gengivais e, consequentemente, sensibilidade dentária.
Não esquecer de escovar sempre a língua ou utilizar limpadores de língua para remover a “saburra lingual“ (placa esbranquiçada, podendo ter coloração amarelada ou até amarronzada que se forma na superfície da língua). Esta saburra é uma das causas da halitose (mau hálito).
A escovação noturna é muito importante, pois durante o sono a temperatura da boca aumenta, a produção da saliva diminui e as bactérias encontram um ambiente ótimo para se proliferarem e fermentarem restos alimentares.
Autora:
Dra. Patricia Engler Velloso é dentista, especialista em Dentística Restauradora. Atua nas áreas de Estética Dentária e Clínica Geral em seu consultório dentário no centro do Rio de Janeiro.