Alguns medicamentos (ex. antihipertensivos) podem causar diminuição do fluxo salivar e, por conta disso, causar ressecamento na boca e aumento da atividade cariogênica (aumento do risco à cárie).

Ela pode ocorrer por outros motivos os quais precisam ser pesquisados, pois podem ajudar no diagnóstico de alguma doença sistêmica, como a Síndrome de Sjogren, Diabetes, Lúpus etc.

A saliva desempenha várias funções importantes no organismo humano e uma hipofunção das glândulas salivares pode trazer inúmeras complicações, entre estas, um aumento de cárie, maior risco para desenvolver doença periodontal, ocorrência da halitose, dificuldade na retenção de próteses, alterações no paladar, dificuldades na deglutição, entre outras queixas, as quais alteram bastante a qualidade de vida de uma pessoa.

Uma avaliação do fluxo salivar (teste sialométrico) deve ser realizada para se verificar o funcionamento das glândulas salivares. Caso constatado um quadro de hipossialia, um tratamento especializado deve ser conduzido por profissional capacitado.

Fonte: Dra. Beatriz Alhanati – Grupo Oris – www.halitorio.com

×

Olá!

Envie sua mensagem para nosso WhatsApp ou entre em contato direto pelo telefone de atendimento (21) 2240-2692.

× Como posso te ajudar?