Pacientes que se queixam da cor dos seus dentes devem procurar um profissional para um exame minucioso para realizarem um clareamento dentário supervisionado. As restaurações devem estar bem adaptadas e a gengiva saudável.
Através de uma escala de cor profissional, a cor inicial é registrada, assim como toda a evolução do clareamento, até a cor final (após mais ou menos 3 semanas). O gel clareador penetrará no dente, quebrando as moléculas dos pigmentos e liberando-as. Assim, dentro de algumas semanas, os dentes tornam-se mais claros. As restaurações e as coroas em porcelana não sofrem ação do gel clareador. Portanto, após o término do clareamento, aquelas restaurações em resina parecerão escuras frente aos dentes clareados e devem ser trocadas, assim como as coroas em porcelana.
A estrutura dentária não é afetada pelo gel clareador (não há desgaste da superfície dentária).
O paciente deve estar ciente de que dentro de 2 anos mais ou menos haverá a necessidade de um retoque.
Vale ressaltar que a ingestão de líquidos pigmentados (café, mate, açaí, vinho tinto…) não precisa ser interrompida pois não diminui a eficácia do gel clareador.
Autora:
Dra. Patricia Engler Velloso é dentista, especialista em Dentística Restauradora. Atua nas áreas de Estética Dentária e Clínica Geral em seu consultório dentário no centro do Rio de Janeiro.