Tratamentos realizados no consultório
Realizamos diversos tratamentos dentários de acordo com a necessidade de cada paciente, após avaliação clínica e radiográfica.
Restaurações estéticas em resina fotopolimerizável
São as famosas restaurações “branquinhas”. Devido à grande procura pela estética dentária, a resina é o material mais utilizado quando falamos de restaurações diretas. Ela é utilizada quando há necessidade de restaurar um dente cariado, trocar restaurações deficientes (fraturadas ou com cárie secundária) ou mesmo quando há o desejo do paciente em trocar aquela restauração metálica (amálgama) antiga por queixa estética. É um material adesivo que, quando bem executado, tem uma vida longa.
Troca de restaurações metálicas
As restaurações em amálgama vêm sendo substituídas por resina pela grande demanda estética nos dias de hoje. Além disso, a resina tem capacidade de se aderir ao dente, evitando problemas com trincas e fraturas (que com frequência acontecem com o amálgama) e também o manchamento acinzentado definitivo (tatuagem) que o amálgama causa no dente.
Blocos metálicos ou de porcelana
Dependendo da fratura dentária (tamanho e local), o dente não poderá somente ser restaurado diretamente com uma resina; há a necessidade de reabilitar o elemento que perdeu parte da sua estrutura e da anatomia externa com um bloco, o qual pode ser metálico ou de porcelana (estético). Ambos são excelentes, resistem bravamente à carga mastigatória, desde que bem adaptados, bem cimentados e com a espessura mínima exigida pelo material (a porcelana exige um desgaste dentário maior que o metal). O de metal peca somente pela estética.
Coroas totais metalocerâmica e de porcelana pura
Quando o elemento dentário perdeu muita estrutura consequente de uma fratura, ele pode ser reabilitado em forma e cor iguais aos demais através de uma coroa total. Na região anterior, onde a estética é mais evidente, a melhor opção é a coroa em porcelana pura devido à ausência de metal abaixo da porcelana, obtendo-se melhor caracterização da cor. Outras indicações para a colocação de coroas são o escurecimento dentário irreversível (sem resposta ao clareamento), alteração na forma e/ou posição do dente.
Facetas em resina direta
A faceta consiste em uma camada de resina na face anterior do dente após um leve desgaste deste para uma melhora estética de forma, cor, textura ou posição (leves alterações). Esse tratamento é imediato, diferente das facetas em porcelana e das “lentes de contato” que exigem moldagem e confecção no laboratório de prótese.
Facetas em porcelana / Lentes de contato
São finas películas de porcelana cimentadas na face anterior dos dentes com o intuito de melhorar a textura, mascarar várias restaurações em um mesmo dente, alterar o formato dentário, aumentar o tamanho do dente e melhorar a ligeira alteração de posição do dente na arcada. A diferença entre a faceta de porcelana e a lente de contato é que a primeira tem uma espessura maior do que a lente, mas ambos os tratamentos são conduzidos da mesma forma. Em alguns casos, quando o dente apresenta alteração de cor, ele deve ser clareado antes de receber a faceta. Se o escurecimento for grande, a melhor indicação é a coroa total.
Clareamento dentário
Existem 2 formas de clarear os dentes: 1- com moldeira confeccionada exclusivamente para o paciente para uso do gel clareador em casa, e 2- no consultório. Dentes unitários escurecidos e/ou com canal tratado só podem ser clareados no consultório. O gel clareador permeia o esmalte dentário, alcançando a dentina que então será clareada. O tratamento clareador dura em torno de 28 dias e seu resultado é de longo prazo. Vale ressaltar que todo clareamento após 2 anos de realizado, deve passar por um retoque para manutenção da cor.
Harmonização estética do sorriso
Restaurações antigas, com formato alterado e manchadas, dentes com pequenas trincas ou fraturados, dentes amarelados e desgastados, blocos e restaurações metálicas que, no conjunto, trazem uma desarmonia do sorriso, podem ser tratados para se obter um sorriso mais harmonioso. As opções são variadas: clareamento, restaurações em resina, blocos, coroas ou facetas em porcelana, entre outros.
Transformação de dente conoide
Dentes conóides são dentes com alteração no formato: são menores que o normal e apresentam forma de cone. Os mais afetados são os incisivos laterais. Também podemos observar terceiros molares (sisos) e até elementos extranumerários conóides. O tratamento pode ser realizado diretamente com resina com o objetivo de conseguir forma e aparência similares às dos dentes naturais homólogos, ou com laminados cerâmicos tipo lentes de contato dentais. Geralmente não necessita desgaste dentário uma vez que o tratamento é aditivo.
Fechamento de diastema
Diastema é o espaço natural que existe entre 2 dentes, geralmente na região anterior da arcada – entre os incisivos centrais ou entre o incisivo central e lateral. O tratamento consiste no acréscimo de resina para obter ponto de contato entre eles e harmonização estética imediata do sorriso. Uma outra alternativa para harmonização de um sorriso com diastema são os laminados cerâmicos tipo facetas ou lentes de contato dentais.
Prótese sobre implante / coroa sobre implante
Após o tempo de cicatrização de um implante, deve haver a reabilitação deste com uma coroa. Tal tratamento consiste na colocação de componentes que permitirão que a coroa fique cimentada ou aparafusada sobre o implante, devolvendo função mastigatória e estética ao sorriso. Em muitos casos, a reabilitação com implantes permite que o paciente se livre das próteses removíveis. A área reabilitada exige uma limpeza criteriosa por parte do paciente.
Prótese total
São as famosas “dentaduras”. Quando há perda de todos os dentes, o paciente necessita recuperar a função mastigatória e a estética com uma prótese total. Esta prótese é mucossuportada, ou seja, depende exclusivamente do rebordo remanescente, que deve ser suficiente para a retenção desta de modo que ela não fique caindo ao falar nem durante a mastigação. É um tratamento importante pois devolve função mastigatória, estética ao sorriso e, principalmente, a autoestima ao paciente desacreditado e infeliz com uma dentadura antiga.
Prótese parcial removível ( tipo Roach ou Flexite )
Esse tratamento é indicado quando há perda de alguns elementos dentários e quando os remanescentes, ainda presentes em maioria, suportam bem a carga mastigatória. Ambas têm a estrutura em metal, o que difere são os grampos: o Roach possui grampos metálicos que, em alguns casos, podem comprometer a estética; a Flexite é mais estética, pois permite que os grampos sejam rosados, mimetizando a cor da gengiva.
Ambas as próteses exigem manutenção profissional e cuidados por parte do paciente.
Placa para bruxismo e apertamento dentário
Bruxismo é o famoso “rangimento dentário noturno”. Muitos pacientes queixam-se que acordam com a área da bochecha cansada e têm, constantemente, dores nas articulações próximas aos ouvidos. Quando diagnosticado, o bruxismo e o apertamento dentário podem ser tratados através da confecção de uma placa em resina acrílica transparente para uso noturno. Após o início do uso dessa placa, o paciente relata maior conforto ao dormir e, principalmente, ao acordar, pois a sensação de cansaço tende a diminuir e até cessar. É importante um correto diagnóstico dessas parafunções, pois os dentes que sofrem de bruxismo têm características diferentes daqueles que sofrem de apertamento. É muito comum relatos de sensibilidade dentária nos casos de apertamento dentário.
Protetor bucal para esportes
Em alguns esportes, principalmente lutas, o uso do protetor bucal evita fraturas dentárias e lesões em tecidos moles (lábios, língua e bochechas) durante a prática do esporte. Os protetores orais pré-fabricados não se ajustam com tanta precisão à arcada e interferem na capacidade de respirar e falar. Como devem ser aquecidos em água e modelados diretamente na boca, a maioria das pessoas morde errado e fica com o protetor defeituoso, mais espesso de um lado do que do outro, causando assim uma falsa proteção e um enorme desconforto.
Já os protetores fabricados sob medida são confeccionados em ambiente laboratorial à partir de um modelo feito pelo cirurgião dentista, o que resulta em total adaptação e maior conforto e segurança para o atleta – consequentemente melhor desempenho no esporte. Podem ser coloridos ou transparentes, a depender da espessura recomendada (1,5 a 6,0mm).
Raspagem supragengival e profilaxia dentária
São os procedimentos básicos da limpeza dentária. A raspagem consiste na remoção e controle do cálculo (tártaro) e da placa bacteriana (biofilme dental). A profilaxia é a limpeza com escovinha e pasta profilática. Esse conjunto permite que os dentes fiquem mais lisos e livres das manchas superficiais. É recomendado repetir esse procedimento de 6 em 6 meses.
Fluorterapia
Pacientes com alto risco à cárie são fortes candidatos a esse tratamento, em conjunto com o tratamento restaurador e o controle caseiro (melhora na higiene e reeducação alimentar). Consiste em realizar aplicações profissionais de flúor de acordo com a frequência necessitada. É importantíssima a colaboração do paciente para a efetividade do resultado a longo prazo.
Selantes
São materiais transparentes, brancos ou coloridos utilizados nos sulcos dos dentes (face de mastigação). Os selantes preenchem esses sulcos, agindo como uma película protetora e facilitando a higienização, uma vez que tornam essas áreas mais rasas. Agem na prevenção à cárie, principalmente em crianças com alto risco à cárie. Não pode haver cárie no fundo do sulco; se houver, o dente necessita ser restaurado da maneira convencional com resina.
Dessensibilização dentária ( tratamento para dentes sensíveis )
É muito comum o relato de sensibilidade dentária ao tomar um líquido gelado ou comer um doce. Isso é a hipersensibilidade dentinária, ou seja, uma sensibilidade exagerada a líquidos com temperaturas baixas e/ou mudanças de ph oral. É muito comum pacientes que fazem apertamento dentário terem sensibilidade devido ao trauma constante que os dentes sofrem. É importante observar se há áreas com retração gengival e exposição de raiz dentária, e presença de lesões cervicais não cariosas, que são pequenas cavidades próximas ao contorno gengival devido à perda de esmalte dentário. O tratamento profissional consiste desde aplicações tópicas de materiais dessensibilizantes até o recobrimento dessas áreas expostas com resina.
Toxina Botulínica (TB)
A toxina botulínica, mais conhecida como Botox ®, é uma substância que inibe a contração muscular e a secreção de glândulas, como as sudoríparas. Na Odontologia, utilizamos a TB com 2 finalidades: estética e terapêutica. Na estética, podemos citar a aplicação na região frontal (testa), nos músculos entre as sobrancelhas e nas rugas perioculares (os famosos pés de galinha). Nesse caso, temos como objetivo prevenir rugas nessas áreas. Podemos citar também a aplicação da TB em casos de SORRISO GENGIVAL – aquele sorriso alto que mostra muito a gengiva.
A aplicação terapêutica da TB pode ser no músculo masséter como auxiliar no tratamento do bruxismo e do apertamento dentário por inibir a contração deste músculo.
Em casos de cefaleia, alguns outros músculos também podem ser incluídos na aplicação.
Seu efeito normalmente dura em torno de 4 meses, a depender da atividade muscular.